No futebol nada está garantido. É um jogo de habilidades com os pés e exploração da inteligência. Muitas vezes a equipa que joga melhor com os pés não ganha à equipa que joga melhor com a cabeça.


quinta-feira, 4 de junho de 2020

Sir ALEX FERGUSON


Quando os jogadores acreditam que estão acima do treinador só há uma palavra a dizer-lhes, adeus”.

"Quando te despedes da disciplina, dizes adeus ao sucesso."

O ataque ganha jogos, a defesa ganha títulos."

O trabalho duro supera sempre o talento natural quando o talento natural não trabalha o suficiente."

O trabalho de uma equipa deve acolher sempre um grande jogador, mas o grande jogador deve trabalhar sempre."

Vou contar a história dos gansos que voam 5.000 milhas do Canadá para a França. É trabalho de equipa."

Há uma razão pela qual Deus nos deu dois ouvidos, dois olhos e só uma boca. É para que possamos ouvir e ver o dobro do que falamos. E o melhor de tudo é que ouvir não custa nada.”

Perder é uma ferramenta de gestão poderosa, desde que não se torne um hábito.”

Aprendes mais com as derrotas do que com as vitórias.”

"Se desistires uma vez, desistirás duas vezes."

Para mim, orientar é uma combinação de disponibilidade para trabalhar no duro, de fortaleza emocional e de espírito, de enorme poder de concentração e de recusa em admitir a derrota.”

Não jogues a ocasião, joga o jogo.

Observar os outros, ouvir os seus conselhos e ler sobre as pessoas são três das melhores coisas que já fiz.

Onze laureados com o Prémio Nobel não ganham a Taça de Inglaterra (FA Cup).”

Nunca tive problemas em tomar uma decisão com base em informações imperfeitas. É assim que o mundo funciona.”

Se precisas de uma pessoa para mudar o teu destino, então não construiste uma organização muito sólida.”

O que sempre fizemos, no sucesso e na adversidade, foi garantir que o campo de treinos fosse sagrado.”

Existem duas formas de observação: a primeira é no detalhe e a segunda é no quadro geral.

Eu sempre quis ver com os meus próprios olhos, sem ter de decidir influenciado pelos filtros dos outros”.

Um aspecto óbvio da gerência da equipa é identificar pessoas que te podem ajudar a encontrar o caminho por onde procuras seguir.”

"Um líder não é um dos rapazes."

Se eu tivesse de escolher entre alguém com grande talento, mas sem coragem nem vontade, e outro jogador que fosse bom, mas com grande determinação e orientação, eu escolheria sempre o último.”

Se enfatizares em demasia os pontos fortes dos teus oponentes, acabas por plantar sementes de dúvida nos teus jogadores.”

Nunca permiti que os meus sentimentos pessoais sobre um jogador em particular atrapalhassem o meu juízo sobre o que era melhor para a equipa.”

Um aspecto na constituição das equipas que muitas vezes é esquecido é a importância de os veteranos terem a paciência necessária com os recém-chegados.

Quando escolhia o capitão, procurava quatro virtudes principais. O primeiro era o desejo de liderar em campo. O segundo era quem pudesse confiar para transmitir as minhas intenções, e o terceiro era quem os outros jogadores respeitariam como líder e cujas instruções eles seguiriam. Também quero capitães capazes de se adaptarem á mudança das circunstâncias.”

Como líder, não precisas de ser amado, embora seja útil, às vezes, seres temido. Mas, acima de tudo, precisas de ser respeitado.”

Não consegues o melhor das pessoas batendo-lhes com uma barra de ferro.”

Os líderes geralmente desconhecem, ou pelo menos subestimam, o poder motivador da sua presença. Ninguém se vê como os outros o veem.

Se esperas motivar as pessoas, precisas de saber como atacar as suas inseguranças e quando aumentar a sua autoestima. As pessoas têm melhor desempenho quando sabem que conquistaram a confiança do seu líder.”

Quando decidires dispensar alguém, nada supera a honestidade.”

Se eles perderem a fé nos teus conhecimentos, eles perderão a fé em ti.”

O aspecto mais importante do nosso sistema era o treino. O que quer que acontecesse numa tarde de sábado, já tinha ocorrido no campo de treino.”

Não mintas, não roubes e chega sempre cedo.”

Os melhores líderes tendem a ser missionários ao invés de mercenários.”

"O juíz supremo do rendimento é o Pai Tempo."

Uma mosca doméstica tem uma expectativa de vida mais longa do que o manager de um clube da Premier League.”

O meu maior desafio não é o que está a acontecer neste momento, o meu maior desafio foi tirar o Liverpool da merda do poleiro.”

Quando estás a gerir a mudança, tens que aceitar os sortilégios e reconhecer que as transformações levam tempo.”

Numa empresa, as pessoas que trabalham juntas há muito tempo sabem como os outros reagirão em determinadas situações, e podem até ser capazes de antecipar o que os seus colegas podem dizer.”

Sir ALEX FERGUSON


Sir Alexander Chapman "Alex" Ferguson, ou Sir Alex ou Fergie, foi o treinador escocês mais bem sucedido na história dos ingleses do Manchester United. Em cerca de 27 anos (1986 – 2013), Fergie conquistou 38 títulos pelos Red Devils, tendo atingido a inédita Treble season em 1999, ano em que conquistou a Premier League, a Taça de Inglaterra, a Liga dos Campeões e ainda a Taça Intercontinental.

Os sucessos de Fergie começaram na época 76/77, quando conquistou a II Liga escocesa pelo St. Mirren FC e o acesso à divisão superior.

Na época 78/79 foi contratado pelos Reds escoceses do Aberdeen Football Club para manager e ‘The Dark Lord’ ou ‘Furious Fergie’, como era chamado, empreendeu um projecto para combater o conformismo e o complexo de inferioridade internos e a hegemonia externa do duopólio de Rangers e Celtic (The Old Firm). O empreendimento foi de sucesso, dado que em cerca de 7 épocas o Aberdeen de Fergie conquistou 11 troféus, ou seja, 3 títulos da I Liga escocesa, 4 Taças da Escócia, 1 Taça da Liga escocesa, 1 Taça Dryborough, 1 Taça das Taças UEFA 82/83 (Vitória sobre o Real Madrid por 2-1) e 1 Supertaça europeia UEFA 1983 (Vitória sobre Hamburguer SV – 0-0/2-0).

Em 1986, o presidente do Manchester United, Martin Edwards, não teve dificuldades em convencer Alex Ferguson a assinar pelos Reds com o objectivo de novo empreendimento de sucesso e para recuperar o título inglês conquistado pela última vez em 66/67, ou seja 19 anos antes. A verdade é que Ferguson só conseguiu devolver o título aos Red Devils na época 92/93, ou seja 26 anos depois do último título.

Em 26 épocas como Manager do Manchester United, Alex Ferguson conquistou 38 troféus dos 64 troféus conquistados pelos Reds até Fergie sair em 2013. Ou seja, antes de Fergie o United tinha um total de 26 troféus em 108 anos.

Alex Ferguson somou: 13 títulos ingleses, 5 Taças de Inglaterra, 4 Taças da Liga inglesa, 10 Supertaças inglesas, 2 Champions League (98/99 - Vitória sobre o Bayern Munique por 2-1 e 2007/08 – Vitória sobre Chelsea nas penalidades 6-5 depois da igualdade a 1 golo), 1 Taça das Taças UEFA 90/91(Vitória sobre o Barcelona por 2-1), 1 Supertaça europeia UEFA 1991 (Vitória sobre o Estrela Vermelha por 1-0), 1 Taça Intercontinental 1999 (Vitória sobre o Palmeiras por 1-0) e 1 Mundial de Clubes FIFA 2008 (Vitória sobre o LDU Quito por 1-0).

Na totalidade, Sir Alex Ferguson conquistou 50 troféus:

St. Mirren FC

Campeão II Liga Escocesa: 1

 

Aberdeen FC

Campeão I Liga Escocesa: 3

Vencedor da Taça da Escócia: 4

Vencedor da Taça da Liga Escocesa: 1

Vencedor da Taça das Taças UEFA: 1

Vencedor da Supertaça Europeia UEFA: 1

Vencedor da Taça Dryborough: 1

 

Manchester United FC

Campeão da Premier League: 13

Vencedor da Taça de Inglaterra: 5

Vencedor da Taça da Liga Inglesa: 4

Vencedor da Supertaça Inglesa: 10

Vencedor da UEFA Champions League: 2

Vencedor da Taça das Taças UEFA: 1

Vencedor da Supertaça Europeia UEFA: 1

Taça Intercontinental / Mundial Clubes FIFA: 2




Sem comentários:

Enviar um comentário