No futebol nada está garantido. É um jogo de habilidades com os pés e exploração da inteligência. Muitas vezes a equipa que joga melhor com os pés não ganha à equipa que joga melhor com a cabeça.


quarta-feira, 2 de junho de 2021

EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA: A estreia

“Eusébio fez uma exibição notável e marcou grande golo, em lance individual.”

MOURINHO FÉLIX

 

A 1 de junho de 1961 Eusébio da Silva Ferreira fez a sua estreia oficial pelo SL Benfica, num jogo a contar para a Taça de Portugal frente ao Vitória de Setúbal, no qual marcou um golo e falhou um penalty.

A 23 de maio de 1961, Eusébio já se tinha estreado com a camisola encarnada num jogo amigável frente ao Atlético Clube de Portugal, do guarda-redes Bastos, no qual apontou 3 golos na vitória  encarnada por 4-2. “Poderia ter feito melhor. O terreno estava muito molhado”, afirmou Eusébio no fim.

No entanto, a estreia oficial ficou registada num jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Taça de Portugal, no Campo dos Arcos, em Setúbal, frente ao Vitória FC.

O SL Benfica tinha acabado de conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus e por isso a equipa principal não estava disponível para realizar o encontro no dia seguinte, no entanto, o Vitória de Setúbal recusou adiar o jogo quando na primeira mão tinha perdido por 3-1, e assim o “Clube da Luz” teve que se apresentar com a equipa de reservas onde se encontrava Eusébio por questões relacionadas com o processo de inscrição.

O Vitória de Setúbal acabou por vencer por 4-1, com 2 golos de Quim e outros 2 de Pompeu, dando a volta à eliminatória. Eusébio marcou o seu primeiro golo oficial, aos 64 minutos, batendo o Guarda-redes sadino Mourinho Félix que, por seu lado, defendeu um penalty do “Pantera Negra”, aos 73 minutos, quando o resultado estava em 3-1.

A 10 de junho de 1961, na última jornada da época 60/61, Eusébio estreou-se pela equipa principal e no campeonato nacional, num jogo frente ao “Os Belenenses” disputado no Restelo em que o SL Benfica venceu por 4-0, tendo marcado o seu primeiro golo na história da competição aos 30 minutos, sagrando-se também Campeão Nacional.
















 

Sem comentários:

Enviar um comentário