No futebol nada está garantido. É um jogo de habilidades com os pés e exploração da inteligência. Muitas vezes a equipa que joga melhor com os pés não ganha à equipa que joga melhor com a cabeça.


segunda-feira, 30 de agosto de 2021

GERHARD "GERD" MULLER: O Bombardeiro

"A área era o meu reino. Nunca marquei muitos golos fora dela."

"É preciso saber marcar como se fôssemos cegos. Ajuda imenso saber rematar à baliza sem olhar."

GERD MULLER

Müller era baixo, atarracado, de aparência estranha e não particularmente rápido, nunca faria jus à ideia convencional do que é um grande jogador de futebol, mas a verdade é que tinha uma aceleração letal em distâncias curtas, um jogo aéreo notável, e o instinto de golo estava-lhe na pele. As suas pernas curtas deram-lhe um centro de gravidade tão baixo, o que lhe permitia rodar e virar-se rapidamente em espaços tão curtos e com um equilíbrio perfeito, ao contrário da maioria dos jogadores.”

DAVID WINNER

Gerhard “Gerd” Müller, “O Bombardeiro” alemão de Nördlingen com 1,74 m de altura que registou históricos números de golos em épocas de poucos jogos, ainda é o recordista de golos na Bundesliga.

Era daqueles avançados que estava sempre à “mama”, explosivo e letal dentro da área,  artilharia pesada do golo, pesadelo infernal dos defesas, o terror dos guarda-redes.

Provavelmente o maior avançado-centro de sempre, que inspirou jogadores com a mesma estrutura fisica como Romário ou Sérgio “Kun” Agüero.

Com 566 golos em 607 jogos oficiais pelo Bayern Munique, “O Goleador da Nação Alemã” conquistou 4 Bundesliga; 4 Taças da Alemanha; 3 Taças dos Campeões Europeus (73/74 com 1-1/4-0 sobre o Atlético de Madrid - 74/75 com 2-0 sobre o Leeds United e 75/76 com 1-0 sobre o AS Saint-Étienne); 1 Taça Intercontinental (2-0/0-0 sobre o Cruzeiro EC); 1 Taça das Taças (1-0 sobre o Glasgow Rangers).



Na selecção da Alemanha, “Mannschaft”, Gerd Müller fez 62 jogos e marcou 68 golos com uma média de 1,1 golos por jogo. Conquistou 1 Mundial, o “RFA74” (2-1 sobre a Holanda com 1 golo) e 1 Europeu, o “EURO72” (3-0 sobre a União Soviética com 2 golos).


O Bombardeiro” conquistou 1 Bola de Ouro (Melhor jogador da Europa) e mais 1 Bola de Prata e 2 Bolas de Bronze; 2 Botas de Ouro (Melhor marcador dos campeonatos europeus) e mais 1 Bota de Prata e 1 Bota de Bronze; 1 vez Melhor Marcador do Mundial México70 (10 golos); 1 vez Melhor Marcador do Euro72 (4 golos); 7 vezes o Melhor Marcador da Bundesliga; 4 vezes Melhor Marcador da Taça dos Campeões.


Os números de Gerd Müller são simplesmente extraordinários na proporção entre jogos e golos obtidos: 427 jogos e 365 golos na Bundesliga; 62 jogos e 78 golos nas Taças nacionais; 71 jogos e 62 golos em competições da UEFA.

Gerhard “Gerd” Müller começou no TSV 1861 Nördlingen (31 jogos e 51 golos) e acabou nos norte-americanos do Fort Lauderdale Strikers (80 jogos e 40 golos). Ainda assim fez uma época nos campeonatos regionais norte-americanos pelos Smith Brothers Lounge Fort Lauderdale.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário