No futebol nada está garantido. É um jogo de habilidades com os pés e exploração da inteligência. Muitas vezes a equipa que joga melhor com os pés não ganha à equipa que joga melhor com a cabeça.


sábado, 13 de fevereiro de 2021

FUTEBOL NOS JOGOS OLIMPICOS (1896 a 1908)



Os Jogos Olimpicos da Era Moderna, criados pelo aristocrata, pedagogo e historiador francês Charles Pierre de Frédy (Freddye), Barão de Coubertin, tiveram a sua primeira edição em 1896 (Atenas).

A FIFA reconhece a participação do Futebol nos Jogos Olimpicos de 1896 (Atenas), 1900 (Paris) e 1904 (Saint-Louis USA), mas fora do concurso olimpico e representado por equipas, 3 em cada edição, que reuniam maior evidência e ofereciam maior disponibilidade.

A edição oficial da entrada do futebol nos Jogos Olimpicos é nos Jogos de Londres de 1908.

As olimpiadas de 1920 (Antuérpia), 1924 (Paris) e 1928 (Amesterdão), consagraram o futebol como a modalidade rainha dos jogos, contribuindo para a criação do Campeonato do Mundo de Futebol, realizado pela primeira vez em 1930 (Uruguai). A partir de 1936 (Berlim) o Atletismo e a Natação tornaram-se as modalidades de excelência no contexto olímpico.



1896 (ATENAS) I JO: Nestes Jogos participaram três equipas, 2 gregas e 1 dinamarquesa. As equipas gregas representavam as cidades de Esmirna e Salónica e disputaram um encontro entre si, do qual saiu vencedora Esmirna. Na final, fora do Programa Oficial Olímpico que só incluia 9 modalidades desportivas (atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, ténis e tiro), a formação de Esmirna venceu a equipa representante da Dinamarca por esclarecedores 15-0. 




1900 (PARIS) II JO: Igualmente fora do concurso olimpico, intervieram nestas olimpiadas três equipas: O Upton Park FC (Londres), em representação da Grã-Bretanha; O Student XI, uma formação da Universidade de Bruxelas reforçada com alguns elementos não estudantes (em substituição do campeão Racing Club Bruxelas) em representação da Bélgica e os franceses da USFSA (Union des Sociétés Françaises des Sports Athletiques) que delegaram presença no campeão francês Club Français Paris.

Realizaram-se dois jogos, ambos no Velódromo de Vincennes: No primeiro jogo os britânicos do Upton Park derrotaram o Club Français Paris por 4-0. No segundo jogo, o Club Français Paris derrotou o Student XI por 6-2 e com esse resultado ficou decidido o vencedor do torneio e a atribuição das medalhas: Ouro: Grã-Bretanha; Prata: França; Bronze: Bélgica.




1904 (SAINT-LOUIS / USA) III JO: Mais uma vez fora do concurso olimpico, participaram no Torneio de Futebol desta edição duas equipas norte-americanas (Christian Brothers College e Saint Rose Parish) e uma equipa canadiana (Galt Ontário Football Club). Como acontecera nas edições anteriores as equipas não constituiam selecções nacionais mas sim clubes que ostentavam, mais ou menos veladamente, a representatividade nacional.

O Galt FC do Canadá foi o grande vencedor do torneio ao vencer os dois jogos que realizou: 7-0 sobre Christian Brothers College e 4-0 sobre Saint Rose Parish. A Christian Brothers College conquistou o segundo lugar ao vencer a Saint Rose Parish após dois jogos (0-0 e 2-0). Mais tarde o COI concedeu a medalha de ouro ao Canadá pela vitória do Galt Ontário FC.






1908 (LONDRES) IV JO: As Olimpiadas da entrada oficial do Futebol no Programa Olimpico. Nesta competição inscreveram-se 7 paises (França, Grã-Bretanha, Suécia, Países Baixos, Dinamarca, Boémia e Hungria), no entanto, Boémia (Checos/Austríacos) e Hungria, por razões politicas acabaram por desistir e a França teve de improvisar uma equipa B. Curiosamente, as duas formações francesas jogaram com a Dinamarca e sairam goleadas (França B por 9-0 e França A por 17-1), desaire que fez com que os franceses renunciassem a disputar a medalha de bronze, cedendo a vez à Suécia. 

A Grã-Bretanha e a Dinamarca apresentaram-se a um nível superior e disputaram a medalha de ouro na Final com os britânicos a levar a melhor por 2-0. A medalha de Bronze foi disputada entre os Paises Baixos e a Suécia com a vitória a sorrir aos holandeses. 

Assim: Ouro: Grã-Bretanha; Prata: Dinamarca; Bronze: Paises Baixos.

Sophus Nielsen (Dinamarca) com 11 golos foi o melhor marcador do torneio, seguido por Vilhelm Wolfhagen (Dinamarca) com 8 e por  Harold Stapley (GB) com 6 golos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário